Meu amigo Ado - Presidente do PV Macatuba
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Macatuba e minha história politica
Foi extremamente gratificante a recepção que tive agora a noite (30/07) na cidade de Macatuba. Mais de 60 pessoas me esperavam na Câmara da cidade, em um evento organizado pelo PV de Macatuba na figura do meu amigo Ado, em conjunto com o ex-prefeito de Macatuba, e meu grande amigo João Carlos Hueb. Antes de escrever com foi o evento, preciso contar um pouco da minha história com a cidade de Macatuba.
Em 1991 estava eu sentado no bar do Baiano, em uma sexta-feira, final de aula na faculdade, quando ouvi uma amiga da biologia (fazia o ultimo ano de biologia na UNESP naquele ano) dizer que na cidade de Macatuba, tinha um médico do Partido Verde que ia sair a Prefeito. Aquilo me chamou tanto a atenção que imediatamente me voltei pra ela e pedi que me apresentasse ao referido médico. Na segunda-feira, recebi da Idy duas fichas de filiação do PV, e na mesma semana registrei no cartório a fundação do Partido Verde de Bauru, com, pasmem, 2 filiados! Verdade!!! Clodoaldo Armando Gazzetta ficha 0001, e meu amigo Marcelo Martinez ficha 0002. Começava ali o que se tornaria em 2008 a terceira maior força politica da cidade de Bauru.
Conheci na sequência o Dr. Hueb, que depois além de ser meu padrinho politico, se tornou também meu padrinho de casamento, e minha referência, assim como o ex-prefeito Giácomo Bertolini de Pederneiras, em honestidade e coerência em gestão publica!
Voltando novamente a historia da minha trajetória politica. Em 1992 aos 21 anos de idade, fui candidato a Prefeito de Bauru, tendo como vice o meu amigo de biologia Marcelo Martinez, e o PV já contava com 5 filiados. Com apenas 15 segundos na televisão...vou repetir 15 segundos....e um programa alicerçado apenas nas questões ambientais, ficamos em 4 lugar nas eleições, atingindo 10% dos votos válidos, com um total de 10.122 mil votos. Me tornei o primeiro jovem da história de Bauru a conseguir tal performance. Logo depois, recebi um convite para assumir a Secretaria do Meio Ambiente de Bauru (depois conto esta história) e na sequência, 1994, fui escolhido pelo PV para ser um dos 2 candidatos a Deputado Federal pelo Partido Verde no Estado de São Paulo.
Novamente aparece minha relação com o município de Macatuba. Prefeito Hueb e todos os amigos do PV da cidade, vestiram integralmente a camisa de minha campanha, e quando as urnas foram abertas, somei mais de 2.300 votos na cidade, dos quase 5.000 possíveis, me tornando o candidato mais votada da história de Macatuba. Nem sei se esse record foi batido, nem me importa se foi, o que importa de fato é que o mesmo time que conquistou aquela magnifica performance, me recebeu nesta noite com muita carinho e atenção !
Todo descendente de italianos tem uma sensibilidade exacerbada. Meu pai é um que vive com os olhos cheios de lágrimas até em capitulos de novelas, acredito que tenha herdado isso dele, pois não consegui conter a minha emoção no final da minha fala, por perceber que as pessoas que estavam ali, estavam por acreditar ainda no sonho, naquilo que idealizamos para a história do PV na região, e principalmente porque senti, que posso contar com cada um novamente nesta nova luta por maior representatividade politica de nossa região.
Meu sonho e meus princípios continuam os mesmos, claro que agora estou mais velho e amadurecido, mas ainda me sinto com a mesma força e vontade para construirmos juntos uma grande vitória para o PV, pois a vitória, só depende da força de quem acredita nela!
Muitíssimo obrigado aos meus amigos de Macatuba.
terça-feira, 27 de julho de 2010
O velho sonho da transferência do poder de decisão para a sociedade, será que isso é uma utopia?
Participei novamente hoje das reuniões sobre o orçamento participativo, desta vez na Nova Esperança, um Bairro que me trás muitas lembranças da minha época de professor, quando lecionei ciências e biologia na Escola Irmã Arminda Sbrissia. Minha mãe também deu aulas nesta escola para o ensino fundamental, e minha prima, já falecida, Maria Izolina Theodoro Zanetta também foi uma das melhores professoras que lecionou no Sbrissia.
Destaco mais uma vez alguns problemas na metodologia empregada pela Prefeitura, pois ainda falta de verdade fazer um orçamento participativo, ampliando a divulgação da consulta na mesma medida que se amplia também o grau de decisão da população no processo.Esta ampliação passa necessariamente por um planejamento econômico financeiro mais eficiente da Prefeitura, de modo a oferecer para cada região da cidade um orçamento definido para investimentos, os quais seriam escolhidos dentro de uma metodologia democrática de priorização de demandas. Para isso se estabelece índices de vulnerabilidade para cada tema com base em diagnósticos realistas, tentando inverter a curva para um processo ascendente de progresso e bem estar da população. Este é o meu grande sonho de um orçamento participativo de verdade, sem atravessadores, sem clientelismo, onde a população é a soberana em todo o processo.
Acredito que esta iniciativa da Prefeitura, mesmo com todos os problemas, pode ser o embrião do orçamento participativo ideal...espero que no futuro breve!
Na foto, a plenária da reunião durante o discurso do militante do PV Clóvis do Dae, que foi eleito para mais um mandato de Delegado da região, junto com a Senhora Cristina.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Marina Silva em Bauru - próxima quinta 29 de julho
Educação e Saúde é ou não prioridade?
Dois assuntos me chamaram a atenção hoje durante uma reunião com os funcionários da empresa Dispan de Bauru (especializada em distribuição de material de comunicação). O primeiro a pergunta de uma das funcionárias sobre de a situação do CEESUB - Centro Estadual de Educação Supletiva de Bauru, e o segundo a falta de perspectivas para os jovens com baixa instrução educacional em um mercado de trabalho cada vez mais seletivo e competitivo. Marina Silva diz sempre que investir em educação ou saúde é uma questão de escolha! A afirmativa é relevante quando vemos sucessivos governos, sejam eles estaduais ou federal, priorizar outras demandas, em detrimento a qualidade do ensino e de vida de nossa população. Dr. Raul, meu candidato a Deputado Federal pelo PV diz que se fosse aplicado para educação e saúde a mesma regra que fazemos para licitar estradas, rodovias e pontes, certamente já teríamos no Brasil um ensino com nota próxima a de países desenvolvidos, e provavelmente uma saúde sem filas e descaso! Ampliar os recursos para Educação e Saúde é o desafio colocado para o próximo governo, em todos os níveis. Nós no parlamentos precisaremos estar unidos no mesmo propósito, de defender intrasigentemente a qualidade no ensino e na saúde, que só será possível com a capacitação e principalmente com o resgate salarial para Educadores e profissionais da saúde.
domingo, 25 de julho de 2010
AGENDA DE CAMPANHA - 25 DE JULHO 2010
sábado, 24 de julho de 2010
Não participar do debate é uma estratégia?
Deixar de comparecer aos debates, à princípio pode parecer uma estratégia de campanha tanto da candidata Dilma do PT , como do candidato Serra do PSDB. Até porque, não informar as pessoas sobre aquilo que se pretende fazer, garante no mínimo uma desculpa no final do mandato, de que não foi possível realizar tudo! Claro que isso é apenas uma visão pouco profunda do que realmente está por detrás da fuga dos debates. A primeira delas é o discurso ultrapassado, redundante e desatualizado que estes dois candidatos tem em face a nova dinâmica socioambiental do Planeta! A segunda é a falta mesmo do que falar, e como falar... imaginando que apenas a imagem basta para convencer novamente os sonhos da nossa gente. Já vi alguns filmes com este mesmo enredo, e todos ao final, felizmente, tiveram o mesmo desfecho, os que fugiram, também sumiram da cabeça do eleitor na hora do voto! Democracia se faz com a troca e o debate de ideias, diferente disso é golpe!
Reunião do Orçamento Participativo - 24/07/2010
Agenda de hoje - 24 de Julho de 2010
Participei hoje daquilo que estão chamando de Reunião para Elaboração do Orçamento Participativo, que está sendo realizado pela Prefeitura de Bauru. A reunião aconteceu no Bairro Santa Edwiges e contou com uma grande participação da população local e dos bairros adjacentes como: Jaraguá; Fortunato Rocha Lima; Parque Primavera; Parque Roosevelt; Jardim Petrópolis, Vânia Maria e Rosa Branca. A metodologia do orçamento participativo ainda está muito aquém do que realmente é necessário, mas considero a proposta um avanço, mesmo sendo uma reunião apenas de prestação de contas atrelado a uma nova consulta popular sobre as demandas. Minha participação na reunião teve dois motivos em especial: o primeiro para conhecer o processo metodológico que a Prefeitura está implantando de consulta popular para construção do orçamento municipal, e o segundo, tem a ver com a minha responsabilidade enquanto candidato a Deputado Estadual de conhecer de perto as demandas de nossa cidade, e as necessidades de nossa população, pois pretendo implantar um modelo de consulta popular em meu possível mandato, como forma de produzir uma gestão legislativa inovadora e democrática, que leve a nossa sociedade a participar de fato de nossas ações e projetos junto a Assembleia Legislativa de São Paulo.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Estamos no ar!!!

Coloco no ar hoje o meu blog - http://gazzetta43.blogspot.com/ esta nova e importante ferramenta de comunicação, minha com a sociedade. Estarei publicando aqui, ideias e pensamentos referentes as ações e projetos que posso desenvolver junto a Assembleia Legislativa de São Paulo, os quais estão respaldados pela minha história e coerência política nesses 20 anos de Partido Verde e de atuação no movimento ambiental brasileiro. Grande abraço
Assinar:
Comentários (Atom)